top of page
Buscar
  • alevoci

Vila Sésamo levou Guillermo Orozco a Harvard


O comunicador mexicano Guillermo Orozco disse ao Midiorama que o que o levou ao doutorado na Universidade de Harvard (EUA) foi o seriado Vila Sésamo. “Era a coisa mais incrível que eu conhecia. Como sabia que parte da ideia havia surgido em Harvard, decidi que lá faria meu doutorado”, disse.



Vila Sésamo (de 1969 até hoje) foi uma das primeiras experiências de comunicação educativa para crianças na televisão e serviu como base de lançamento de tendências e talentos. O próprio Jim Henson, criados dos bonecos manipulados, se tornaria pai dos “Muppets”, pouco tempo depois.


O seriado estimulou outros no mundo a buscar um equilíbrio entre educação e entretenimento na televisão, com personagens e temas que de fato comunicavam diretamente com as crianças.


Guillermo Orozco, por sua vez, é um dos primeiros teóricos da comunicação da América Latina a levantar a importância da expressão das crianças e jovens como elemento fundamental da educação formal. Toda a sua obra se dedica a explorar o tema da alfabetização para os meios, e também o que veio a ser chamado de “direito das audiências”.


bottom of page