Zeitgeist Alexandre Sayad consultoria palestras zeitgeist educação mídia cultura educação midiática

BIO

Zeitgeist Alexandre Sayad consultoria palestras zeitgeist educação mídia cultura educação midiática

Já vendi roupas, fui fotógrafo, jornalista, publicitário, garçom, barman e até em fábrica de chocolates eu trabalhei. Percebi que é errando que se chega onde se deseja. E essa errância implica necessariamente em experimentar. Meu interesse pela educação, comunicação e arte me trouxe até aqui - um retrato ainda em construção.

Hoje sou diretor da ZeitGeist Educação e co-chairman internacional da UNESCO MIL Alliance (Paris, França), a aliança internacional da UNESCO em educação midiática. Escrevo artigos mensais para A Gazeta do Povo e Revista Educação. No audiovisual, apresento o programa "Idade Mídia", no Canal Futura, e o MídiaMundo, no Youtube, este junto com a jornalista Maria Cristina Poli.

Zeitgeist Alexandre Sayad consultoria palestras zeitgeist educação mídia cultura educação midiática

Em suma, dedico minha vida profissional pesquisando e, principalmente, implementando projetos com base na educação, comunicação e inovação em empresas, escolas e governos. Desde 1999, quando ajudei a fundar a Cidade Escola Aprendiz (case de inovação pela Universidade de Harvard), resolvi justamente atuar nas nuances e oportunidades desses campos.
 
Tudo começou após um sabático em Londres e contato com a BBC, percebi que faria a diferença se trabalhasse com a mão na massa para transformar a educação no Brasil. 

Minha formação como jornalista e educador me levou ao então ao tema da Educação e Mídias. Antes disso, como jornalista, cobri o tema da educação para os principais veículos de comunicação do país como o Estado de S.Paulo, Editora Abril, Editora Nova Cultural e a revista Trip, entre outros.
 
Nos últimos quinze anos, ajudei a fundar 3 ONGs e duas empresas, entre elas a Rede CEP (Comunicação, Educação e Participação), apoiada pelo UNICEF. 

Além de empreendedor, sou consultor, faço palestras, aulas, elaboro e implemento projetos, escrevo livros, artigos; enfim, desenvolvo educação transformadora para governos, empresas e terceiro setor – dentro e fora do Brasil. Cursei especialização em Negócios Digitais na Universidade da Califórnia - Berkeley e B.I Internacional. 

Hoje também membro do conselho consultivo do Educamídia, programa de formação em educação midiática do Instituto Palavra Aberta e do Google.org, além do conselho científico da revista Comunicar (Universidade de Huelva, Espanha) e do conselho financeiro da ABPEDUCOM (Associação Brasileira dos Profissionais e Pesquisadores em Educomunicação), da qual sou sócio-fundador.

Atuo como pesquisador da PUC de São Paulo (Tidd), em Inteligência Artificial e seus impactos éticos e educacionais.  
 

Você pode encontrar mais detalhes da minha trajetória no meio perfil no Linkedin.